21/08/2010 09h50 - Atualizado em 21/08/2010 10h01 Vanderlei Luxemburgo quer Atlético-MG ofensivo na Vila Belmiro


Treinador usa esquema com três zagueiros e com Ricardinho na ala esquerda

Treinador usa esquema com três zagueiros e com Ricardinho na ala esquerdaO Atlético-MG tem um grande desafio pela frente: o Santos, de Neymar, Ganso e Keirrison, na Vila Belmiro, no domingo, às 16h (de Brasília). O técnico do Galo, Vanderlei Luxemburgo, conhece bem o time paulista e sabe das dificuldades que enfrentará. Para o comandante alvinegro, o Atlético-MG não poderá abrir mão de atacar.

- Jogar na Vila Belmiro é muito difícil. Se você ficar assistindo eles jogarem, você perde o jogo. Tem que jogar também, tem que agredir o adversário, tem que tentar fazer o gol. É difícil jogar na casa do adversário, contra um time tão bom como é o Santos.

O time da Vila Belmiro eliminou o Atlético-MG na Copa do Brasil deste ano, com uma vitória por 3 a 1 na Vila Belmiro, após derrota por 3 a 2 no Mineirão. Para Luxemburgo, a história deste jogo ficou no passado, e o momento atual é bem diferente.

- Não adianta reviver o momento passado e tentar trazer para agora. São coisas distintas. Estamos vivendo outro momento, com dificuldades no Campeonato Brasileiro. Eles estão em uma posição melhor que a nossa, mas com desfalques, o que não tiveram naquela época. Jogar o jogo de agora é nossa necessidade. E buscar o que estamos querendo, que é ganhar e somar pontos. Eu sei que é difícil, mas não é impossível. Eu já ganhei lá algumas vezes.

Luxemburgo comentou também a dificuldade de montar o time. Ele não vai poder contar com o goleiro Fábio Costa, que – por força contratual – ficará de fora. Além disso, tem vários jogadores no departamento médico, como o zagueiro Jairo Campos, os laterais Fernandinho e Leandro, o volante Zé Luís e o meia Daniel Carvalho.

- Seria bom se todos os jogadores estivessem liberados. A gente poderia dar uma sequência. Mas como não temos isso, temos que trabalhar da forma que se apresenta para nós. É o que temos feito, com dificuldade. Sai um jogador, recupera outro, aí a gente vai suprindo essa dificuldade com superação, sacrifício, para passar por este momento.

A lateral esquerda, por sinal, é o maior problema do treinador, que tem os dois jogadores da posição fora de combate. Luxemburgo improvisou Diego Macedo, mas deve usar Ricardinho no jogo contra o Santos, atuando como ala, em uma formação com três zagueiros.

- Não tem como ser diferente. Eu tenho dois jogadores da posição, que não estão podendo jogar. O Diego Macedo, no treinamento de ontem, ficou muito torto. Não conseguiu ser aquele jogador voluntarioso que aparece sempre na frente. Ele tinha receio até de errar. Então, eu fiz o que deu certo contra o Guarani, com o Ricardinho daquele lado, tendo a proteção de três zagueiros e o Jataí também, para liberar o talento dele.

Diego Souza aposta em sequência de jogos para evoluir fisicamente


Meia faz o décimo jogo com a camisa do Galo neste domingo, contra o Santos


O meia Diego Souza chegou ao Atlético-MG como a grande contratação da temporada. Prova disso é que, mesmo sendo um jogador de linha, atua com a camisa 1. O atleta disse estar chegando à forma física ideal e que, com a sequência de jogos, o crescimento será natural. A próxima partida do Galo no Campeonato Brasileiro será contra o Santos, domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro.

- Eu sempre procuro melhorar a cada dia. A evolução está vindo, estou me movimentando mais, conseguindo as jogadas. De agora para frente, a tendência é melhorar ainda mais.

Diego Souza espera um jogo complicado em Santos, mas acredita em um bom resultado.

- A expectativa para este jogo é muito boa. Temos totais condições de chegar lá e conseguir a vitória. Temos que manter a pegada dos dois últimos jogos. Agora, durante a semana, temos que procurar melhorar a parte técnica.

O camisa 1 do Galo comemorou as duas últimas vitórias do time, sobre o Grêmio Prudente, pela Copa Sul-Americana, e sobre o Guarani, pelo Campeonato Brasileiro.

- Sem dúvida nenhuma, a equipe evoluiu muito, a gente vinha jogando bem, tendo o domínio dos jogos, mas os gols não saíam. Nos últimos jogos, tivemos o domínio total e conseguimos nosso objetivo. Agora, é trabalhar forte para as vitórias continuarem vindo.

Em nove jogos com a camisa do Galo, Diego fez um gol, na derrota por 2 a 1 para o Internacional

Zagueiro Réver é inscrito no BID da CBF e pode estrear contra o Santos

Um mês depois de ser anunciado, jogador deve ser a novidade da zaga


O Atlético-MG conseguiu regularizar o zagueiro Réver. O jogador poderá estrear neste domingo, diante do Santos, na Vila Belmiro.

O presidente atleticano, Alexandre Kalil, anunciou a contratação de Réver pelo Twitter, no dia 19 de julho. O zagueiro já treina com o grupo há algumas semanas, mas só nesta quinta-feira, foi citado no BID da CBF. A documentação do jogador demorou a chegar da Alemanha. A falta de garantias bancárias para o pagamento foi um dos motivos do atraso.

Réver foi contratado do Wolfsburg, da Alemanha. Ele assinou contrato por quatro anos.

Zagueiro Lima rescinde contrato para renovar compromisso com o Galo


Novo vínculo do jogador aparece no BID da CBF e vai até maio de 2012.Já o goleiro Renan Ribeiro renova até maio de 2013


Não é para o torcedor do Galo se assustar, mas nessa quarta-feira, o zagueiro Lima rescindiu seu contrato com o Atlético-MG, pelo menos para o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Essa manobra foi necessária para que o contrato do jogador fosse renovado até maio de 2012.

Entenda o caso

Lima está no Galo desde o início do ano, e mesmo sem contrato assinado se recuperava de uma lesão sofrida na época em que atuava pelo Real Bétis, da Espanha. Assim que se recuperou, se propôs a assinar um contrato de risco com o clube, de apenas três meses. Esse vínculo se encerraria no dia 10 de setembro, mas como o Atlético-MG e o jogador chegaram a um entendimento, esse contrato foi prorrogado, verbalmente, até maio de 2012.

Para que essa situação pudesse ser firmada legalmente, as partes tiveram que por fim ao acerto anterior, e firmaram um novo acordo até o dia 19 de maio de 2012. Com o novo vínculo, o jogador se mostra mais à vontade.

- Sem dúvida dá mais tranquilidade. Você consegue dormir um pouco mais tranquilo com isso. Agora é concentrar nos objetivos que a gente tem pela frente. A recuperação no Brasileiro, além de seguir na Sul-Americana.

Contrato prorrogado

Quem também teve seu vínculo estendido junto ao Atlético-MG foi o jovem goleiro Renan Ribeiro, considerado por muitos o futuro dono da camisa 1 do time. Com apenas 20 anos, o jogador já compõe o elenco profissional do clube e teve seu contrato prorrogado até o dia 28 de maio de 2013.

O Craque Reinaldo

» Por doze anos, ele foi o soberano do Mineirão. Reinaldo ficou consagrado por sua genialidade, seus dribles desconcertantes e sua vocação para o gol. Conseguiu levar o Atlético-MG a sete títulos mineiros em oito anos (1976, 78, 79, 80, 81, 82 e 83), sendo artilheiro do time e do campeonato inúmeras vezes. Em 1977, Reinaldo estabeleceu um recorde que só foi batido 20 anos depois: o de artilheiro do Campeonato Brasileiro com 28 gols em apenas 25 partidas disputadas. Pelo Atlético-MG, o "Rei" - como era chamado pela massa atleticana - marcou 288 gols em 475 partidas. Reinaldo abandonou os campos em decorrência das contusões que o perseguiam, frutos da violência com que era marcado pelos adversários.

Curiosidades sobre o CAM

» O Atlético já ganhou vaga em sorteio. Foi nas quartas-de-final da Taça Brasil de 1967. Depois de ter perdido por 3 a 2 no Maracanã e vencido no Mineirão por 1 a 0, foi marcado um jogo desempate no mesmo Mineirão - só que ficaram no 0 a 0 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação. O jeito foi usar do "sorteio" para ver quem ficaria com a vaga. Deu Atlético.
» O primeiro jogador a fazer gol pelo clube foi Anibal Machado, em 21 de março de 1909, na vitória de 3 x 0 sobre o Sport Club Futebol, que foi também a primeira partida do Galo.
» A maior goleada do clássico entre Atletico e Cruzeiro (o maior das Minas Gerais) aconteceu em 27 de novembro de 1927. Galo 9 x 2 Raposa

Após duas vitórias, Atlético-MG se prepara para sequência fora de casa

Alvinegros esperam manter boa fase diante do Santos e do Flamengo

O torcedor do Atlético-MG teve um fim de semana mais tranquilo, após a vitória por 3 a 1 sobre o Guarani. Afinal de contas, o time não vencia há cinco rodadas no Campeonato Brasileiro, apesar de vir de um bom resultado diante do Grêmio Prudente, que garantiu a classificação para a próxima fase da Copa Sul-Americana.

Agora, para manter a sequência de vitórias, o Atlético-MG terá dois compromissos difíceis, fora de casa. Até agora, em seis jogos disputados longe do torcedor, foram cinco derrotas (Grêmio Prudente, Vitória, Grêmio, Corinthians, e Botafogo) e um empate (Avaí).

Neste domingo, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo terá que enfrentar os ‘Meninos da Vila’ na Baixada Santista. Os comandados de Dorival Júnior vêm de uma derrota por 4 a 2 para o Vitória, o que deixou a equipe apenas na 11ª colocação na tabela, com 18 pontos ganhos.

Já na outra semana, dia 26, o compromisso será no Rio de Janeiro, onde enfrentará o Flamengo, no Maracanã. A equipe carioca está na oitava posição, com 20 pontos, e briga para entrar no G-4.

A semana de treinamentos do Atlético-MG será iniciada nesta terça-feira, quando o grupo se reapresentará na Cidade do Galo. O resultado diante do Guarani não foi suficiente para a equipe deixar a zona de rebaixamento. Mesmo com os três pontos conquistados em Ipatinga, o time ocupa o 18º lugar, com 13 pontos.

Por força de contrato, Fábio Costa deve ser desfalque na próxima partida


Como está emprestado pelo Santos, goleiro está impedido de jogar no domingo


O técnico Vanderlei Luxemburgo mal teve tempo de comemorar a vitória contra o Guarani e já está com um problema para a próxima partida, contra o Santos, neste domingo. O goleiro Fábio Costa, titular nas últimas partidas, não deverá jogar contra o ex-clube, na Baixada Santista. Como o jogador ainda tem os direitos federativos vinculados ao time paulista, o contrato de empréstimo com o Galo o proíbe de atuar contra o Santos.

Na verdade, Fábio Santos até poderia entrar em campo contra a equipe de Dorival Júnior. Porém, para isso, o Atlético-MG teria que desembolsar R$ 300 mil. Como ainda não deu sinais que está disposta a pagar a multa, a diretoria alvinegra obrigará Vanderlei Luxemburgo a escalar o goleiro Aranha.

A última partida do goleiro com a camisa 1 foi na derrota para o Ceará, por 1 a 0, no Mineirão, no dia 6 de junho. Desde então, Fábio Costa assumiu a vaga e não deu mais nenhuma chance a ninguém.

Atlético-MG e Santos jogarão neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galo busca recuperação no Brasileiro, e Bugre luta por uma vaga no G-4

Depois de se classificar na Sul-Americana, Atlético-MG quer a vitória no Nacional. Time mineiro encara o Guarani, que goleou o Avaí na última rodada


Em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro, já que perdeu o último compromisso pela competição nacional (3 a 0 para o Botafogo), o Atlético-MG enfrentará o Guarani, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Ipatingão. O Bugre, diferentemente da equipe mineira, conquistou um ótimo resultado na última rodada, já que goleou o Avaí, por 4 a 1, em Campinas.

Para o time do técnico Vanderlei Luxemburgo somente a vitória interessa. Mesmo tendo se classificado para a próxima fase da Copa Sul-Americana, o Galo segue na vice-lanterna do Brasileirão, com apenas dez pontos ganhos. O Guarani, por sua vez, espera subir ainda mais na tabela. O Bugre é o nono colocado, com 18 pontos, e, dependendo de uma combinação de resultados, se vencer, poderá até mesmo figurar no G-4.

O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real, acompanha a partir das 18h30m.

Momento de recuperação no Brasileiro

Apesar de não vencer há cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG se reencontrou com a vitória no meio desta semana, ao bater o Grêmio Prudente, por 1 a 0, no Ipatingão. O resultado colocou o Galo – pela primeira vez na história – na segunda fase da Copa Sul-Americana.

O triunfo tranquilizou momentaneamente o clima de pressão vivido pelos jogadores e pela comissão técnica. Parte da torcida chegou a pedir a demissão do treinador no jogo contra o Cruzeiro e em redes sociais da internet. Luxemburgo, por sua vez, acredita que, com sacrifício, o time voltará a sorrir.

- Você não consegue sorrir no futebol se você não se sacrificar dentro do campo. Após o jogo contra o Prudente, vi meus jogadores no vestiário com gelo, ralado, com dores. Vi que tivemos um sacrifício, e isso é importante.

Para o treinador, nenhum resultado que não seja o de vitória interessa.

- Temos que pontuar e sair da situação que nos encontramos. Nós temos que voltar para o Brasileiro ganhando, porque estamos em uma zona complicada. Temos que ir somando pontos no Brasileiro, pontuar em casa e fora de casa também.

O Atlético-MG terá os desfalques dos laterais Fernandinho, lesionado, e Diego Macedo, suspenso, além do zagueiro Jairo Campos, com dores musculares. Em contrapartida, o zagueiro Cáceres e o atacante Diego Tardelli, que serviram às suas seleções em amistosos no meio de semana, voltam ao time. A partida marcará ainda a estreia do lateral-direito Rafael Cruz. Leandro ocupará a vaga de Fernandinho.





Atlético-MG tem excelente retrospecto diante do Guarani de Campinas

Última derrota do time mineiro foi há mais de dez anos, em 1999


Embalado com a classificação na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG espera manter o bom retrospecto diante do Guarani. Assim, garantiria três pontos preciosos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A equipe de Campinas é a próxima adversária do Galo, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Ipatingão.

Há mais de dez anos, o Bugre não vence o Galo. Se forem considerados apenas os jogos em Minas Gerais, o tabu é ainda maior, já que o último triunfo dos paulistas sobre os mineiros foi há mais de 35 anos, em 1974, por 1 a 0 no Mineirão. Nos 13 jogos disputados no estado, foram nove vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Atlético-MG e Guarani se enfrentaram pela última vez em 2006, pela série B. Naquele ano, o Galo goleou o Guarani por 4 a 1, no Mineirão, e empatou em 0 a 0, no Brinco de Ouro.

Nos últimos nove jogos entre as equipes, o Atlético-MG arrancou três empates e conquistou seis vitórias, uma delas, inclusive, no Ipatingão, em 2000, quando fez 3 a 0. Quando todos os confrontos entre as equipes são levados em conta, os mineiros também levam vantagem. Atlético-MG e Guarani já se enfrentaram 33 vezes, com 17 vitórias do Galo, nove empates e apenas sete vitórias do Bugre.

Atlético-MG e Guarani se enfrentarão neste sábado, às 18h30m (de Brasília), pela 14ª rodada. O Galo ocupa o 19º lugar, com dez pontos. O Guarani, que vem de um ótimo resultado na última rodada, quando derrotou o Avaí por 4 a 1, ocupa o nono lugar, com 18 pontos.