Capitão Obina

Antes de voar para a China, Obina afirma que volta a jogar pelo Galo
Obina fez apenas 39 partidas com a camisa do Atlético-MG. O suficiente para virar ídolo da torcida. O atacante fez 27 gols, alguns deles marcantes, como os cinco da goleada por 7 a 0 sobre o Juventus-AC, pela Copa do Brasil do ano passado, e os três sobre o Cruzeiro, na eletrizante vitória do Galo sobre o rival, por 4 a 3, em Uberlândia, no Campeonato Brasileiro de 2010.
Mas agora, o matador vai respirar outros ares e viver uma aventura no futebol asiático. Obina vai jogar no Shandong Luneng, da China, a partir deste mês, mas passou antes em Belo Horizonte para resolver os últimos detalhes da viagem. O ex-artilheiro atleticano falou sobre sua saída do Galo e da vontade de, um dia, retornar.
- É uma decisão complicada, de você largar um time onde fez um bom campeonato. No Brasileirão, eu não joguei todas as partidas e consegui fazer algumas que ajudaram muito a equipe a sair daquela situação. Consegui ser um dos artilheiros do time. Então, a gente fica com o coração um pouco apertado de sair da maneira que foi, assim, muito rápida. Mas vou voltar um dia, tenho certeza.
A negociação de Obina para o futebol chinês pegou o próprio atacante de surpresa. Mas ele diz estar feliz com a mudança radical.
- A gente acaba sabendo por último, né? Porque eu estava treinando e, do nada, aconteceu de ter que ir para a China. Fico chateado de sair, mas é uma oportunidade para mim, para minha vida, uma experiência nova. E então, eu pensei também no quanto eu podia ajudar a minha família. O Atlético-MG pensou junto com o investidor quanto poderia ganhar com a minha transferência, e foi um bom acordo. O mais importante é que eu saio de cabeça erguida, e sei que eu procurei fazer o meu melhor no clube

Vida na China
Obina se prepara para viver uma fase totalmente diferente, tanto no futebol, quanto na vida pessoal. Mas, mostrando o otimismo costumeiro, o atacante não se intimida com o desafio.
- Eu estive na China, tive a oportunidade quando eu saí do Atlético-MG. Já fiquei uma semana lá, conheci o treinador, pessoas engraçadas, que tenho certeza que vão ajudar muito. É um novo caminho, que eu pretendo trilhar com muito carinho. Vou tentar fazer o meu melhor e, claro, os gols para poder também mostrar meu valor lá fora.
As diferenças culturais também não assustam Obina. A única coisa que faz o jogador torcer o nariz é a exótica culinária chinesa.
- No início, é meio complicado. A alimentação não é tudo aquilo que as pessoas falam. Tem muita coisa que não dá pra comer, tipo rodízio de carne de cachorro. Ainda não vi isso lá, mas já me falaram que existe sim. Mas tem o meu franguinho. E minha salada também. Então, vou comer tudo direitinho e procurar me afastar dessas carnes estranhas
Família
O contrato de Obina com o Shandong Luneng é de três anos. O time da cidade de Jinan, capital da província de Shandong, é o atual campeão da Superliga da China. Como pretende cumprir o contrato integralmente, o atacante vai para a Ásia com a família. Obina embarca com a mulher e a filha neste sábado. A viagem é longa, com escalas em Paris e Pequim, e deve durar 22 horas. Outro desafio que Obina vai tirar de letra.
- É do outro lado do mundo, né? São 22 horas, e parece que não passam. A gente fica dentro do avião, sai um pouquinho, para na França. É bem cansativo mas, quando você faz a coisa com profissionalismo e quer um objetivo maior, com certeza supera cansaço.
A companhia da família é muito valorizada por Obina.
- É importante nesse mundo que a gente sabe como é. Quanto mais próximo estiver da família, melhor o nosso desempenho dentro de campo. Então, acho que o momento é levá-las, tentar
Capitão Obina
A partida mais marcante de Obina com a camisa do Atlético-MG foi, sem dúvida, o clássico contra o Cruzeiro, em Uberlândia, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante fez três gols no então líder do campeonato e caiu definitivamente nas graças da torcida.
Obina revela que esta é a melhor lembrança que leva do Galo.
- Eu fiz aqueles gols que foram muito importantes, em um momento ruim que a gente vivia no campeonato, onde a gente poderia perder três pontos e ficar na zona de rebaixamento. Então, aqueles três gols ajudaram a equipe subir de produção e sair daquela situação tão incômoda.
Mesmo de saída, Obina deixou seu recado à torcida que, mesmo por apenas um ano, tanto o idolatrou.
- Que a torcida do Galo apoie os jogadores que ficaram aqui. Que façam o que sempre fizeram, que é apoiar e incentivar. Eu saio feliz, acho que nunca fui tão bem recebido como fui pela torcida do Atlético-MG. Posso me considerar hoje um torcedor. Onde eu estiver, vou falar bem do clube.
Agradecimento
Obina não vai ter tempo de retornar à Cidade do Galo para rever os antigos companheiros antes do embarque para a China. Mas o artilheiro disse já ter se despedido dos jogadores atleticanos.
- Esse momento é de mudança, tenho que resolver as coisas aqui e já me despedi dos meus companheiros. Fui lá antes, pela manhã, quando eu fiquei sabendo que tinha sido vendido. Falei com todos. Fica o meu carinho por todos eles.
O matador se despede de Belo Horizonte e promete voltar para a cidade e defender novamente o time da torcida que o recebeu com tanto carinho e entusiasmo.
- Espero que eu possa voltar um dia. Belo Horizonte é uma cidade a qual me adaptei muito bem, onde eu fui muito bem recebido. Quero aproveitar e agradecer aos torcedores do Atlético-MG. Acho que as pessoas me deram o maior apoio para eu poder ter feito um bom trabalho aqui. Saio com a cabeça erguida, sabendo que o time está em boas mãos e tem bons jogadores. Pode ter certeza que o Galo ganhou mais um torcedor. Um dia, ainda vou voltar e mostrar um pouco mais do que eu posso fazer.

Por Marco Antônio Astoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário